Quartos para Crianças e Adolescentes

Antes de planejar e decorar um dormitório, é essencial refletir sobre a personalidade e as atividades rotineiras de quem vai dormir nele. Os dormitórios destinados ao uso de criançaspré-adolescentes devem ser confortáveis, funcionais e de muita praticidade. Quando destinados aos bebês, é preciso observar outros detalhes, como sua posição na residência. Veja as dicas abaixo.

Para crianças maiores e pré-adolescentes, os quartos devem ser planejados com muita versatilidade, acompanhando as atividades da criança. Eles podem ter: revestimentos de fácil manutenção e limpeza;  boa iluminação; bancadas para estudo; camas que podem ser bicamas para receber amiguinhos para dormir; alturas adequadas de balcões e cadeiras de acordo com a idade da criança, paredes apropriadas para receber painéis de fotos, recados e figuras; tapetes que não escorregam, dando mais segurança; e tons mais coloridos e intensos nas paredes e tecidos.

 

Já o quarto destinado a um recém-nascido, por exemplo, deve estar posicionado numa área tranquila da residência, possuir revestimentos em tons claros, mobília que permite praticidade nos cuidados com o bebê e iluminação natural, sempre.

São ambientes que permitem mais criatividade e devem sempre estar adequados a quem vai utilizar o espaço, suas atividades e sua personalidade.

Claúdia Ferro Arquitetos Associados

Galeria de Fotos